Sorteio define representação escolar no Vereador Mirim

por Assessoria de Imprensa publicado 29/06/2017 14h35, última modificação 29/06/2017 14h35
Das nove escolas municipais inscritas no programa educacional, sete poderão eleger um aluno a mais para participar de sessão simulada na Câmara

Ocorreu na manhã desta quinta-feira (29), no auditório de reuniões da Secretaria Municipal de Educação, o sorteio para definir quais das nove escolas inscritas no projeto educacional “Vereador Mirim” terão mais de um representante. A escolha ocorreu na presença da secretária municipal de Educação, Iraci Luchese Vasques, das diretoras e das supervisoras pedagógicas das escolas participantes.

Promovido pela Câmara Municipal de Bento Gonçalves em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o projeto educacional consiste na realização de uma sessão legislativa simulada para estudantes de escolas municipais de Bento Gonçalves na semana do município, em outubro.

Serão eleitos 17 vereadores mirins e um igual número de suplentes, a exemplo da atual quantidade de parlamentares presentes no Poder Legislativo municipal. Cada instituição de ensino terá direito a eleger um parlamentar e um suplente mirins oriundos de turmas dos 8º e 9º anos do ensino fundamental, com a exceção da Escola Municipal Alfredo Aveline, que, por oferecer tanto o ensino fundamental como o médio, pode escolher dois estudantes, cada um representando seu respectivo nível de ensino. Tendo em vista que nove escolas foram inscritas, foi definido por sorteio as sete que deverão eleger um vereador e um suplente mirim adicional, para que seja possível atingir o número total desejado.

As escolas sorteadas foram: Alfredo Aveline, Professora Liette Tesser Pozza, Professora Maria Margarida Zambon Benini, Professor Noely Clemente de Rossi, Professora Maria Borges Frota, Professora Nilza C. Kratz e Ulysses Leonel De Gasperi.

Agora, as escolas se organizam para receber membros do Poder Legislativo que conversarão com os alunos sobre o que é política e qual é a função de um vereador. As visitas devem iniciar na próxima semana.

A intenção do programa, instituído pela Resolução nº 206/2017, é demonstrar aos jovens como efetivamente se desenvolve o trabalho parlamentar, a fim de melhor formar cidadãos e, até mesmo, despertar nos adolescentes um maior interesse pela política.

Também participam do projeto educacional as escolas Princesa Isabel e Professora Vânia Medeiros Mincarone.