Vereador Camerini tem mandato cassado

por Assessoria de Imprensa publicado 21/12/2019 07h36, última modificação 21/12/2019 07h36
Com doze votos a três, plenário julgou procedente denúncias

Por 12 votos a três, a Câmara Municipal de Bento Gonçalves, decidiu pela cassação do vereador Moacir Camerini (PDT). A votação ocorreu em sessão extraordinária na tarde desta sexta-feira (20), e durou mais de quatro horas.

A acusação teve embasamento no relatório de conclusão da CPI das Fake News, que após análise de documentos, perícias e oitivas, apontou que o vereador Camerini utilizou da estrutura física e funcional (ex-assessores) da Câmara Municipal, para a criação e manutenção de perfis falsos nas redes sociais, com o intuito de disseminar conteúdos de imagens, vídeos, comentários caluniosos, falsos e difamatórios contra autoridades e colegas vereadores.

Aberta a sessão, os cinco suplentes convocados para suprir a vaga dos vereadores impedidos de votar, tomaram posse. São eles: Carlos Pozza (Progressistas), José Antônio Gava (PDT), Edilson Medeiros Marques(PSC), Delarci Martins de Lima “Cascão” (Progressistas) e Thiago Fabris (Progressistas).

Após, a leitura do parecer da Comissão Processante e antes de abrir espaço para manifestação dos vereadores inscritos, a defesa do denunciado solicitou a leitura de peças do processo, que durou até às 16h30min. Encerrada a leitura, cada parlamentar teve 15 minutos para se manifestar.

Em seguida, iniciou o tempo de duas horas para a defesa de Camerini.

Na sequência, vou aberta a votação nominal. Dos 17 vereadores, doze foram favoráveis, sendo contrários apenas os vereadores Agostinho Petroli (MDB), Edilson Marques e o vereador Camerini. O vereador Moisés Scussel Neto (PSDB) estava ausente por cumprir agenda parlamentar em Brasília, e o voto do vereador Neri Mazzochin (Progressistas) foi considerado nulo, pois o mesmo absteve-se de votar.

O rito de todo processo, seguiu o que disciplina o Decreto Lei nº 201/1967.

Camerini perde o mandato, no entanto, não perde seus direitos políticos.

Nas duas últimas sessões ordinárias do ano, marcadas para a manhã de segunda-feira(23), sendo a primeira às 9h30min e a segunda, às 11h, o suplente José Gava, que hoje já participou da votação.