Vereadores aprovam novas regras para eleição de diretor escolar

por Assessoria de Imprensa publicado 08/11/2016 09h18, última modificação 08/11/2016 09h18
Matéria foi aprovada em turno único, assim como as demais propostas votadas na última Sessão Ordinária

Três projetos de lei e um de resolução foram aprovados pela Câmara Municipal de Vereadores de Bento Gonçalves durante a Sessão Ordinária da última segunda-feira (7). Todas as matérias foram votadas em turno único, já que os projetos de lei enviados pelo Poder Executivo tramitaram em regime de urgência.

A primeira proposta aprovada foiProjeto de Lei Ordinária (PLO) nº 140/2016. O texto regulamenta a transferência do direito de construir, complementando o Plano Diretor do município. Segundo a justificativa da proposta, esse instituto jurídico, presente no Estatuto da Cidade, existe “a fim de facultar aos proprietários que por razões legais estão impedidos de utilizar o potencial construtivo que seus imóveis possuem a possibilidade de edificar em outro local”. Em geral, a transferência do direito de construir destina-se à preservação de imóveis de interesse público ou à proteção de espaços destinados à implantação de equipamentos comunitários e programas de habitação social. Dessa forma, “ocorre uma espécie de compensação visando à inocorrência de prejuízos aos particulares”. Apenas a vereadora Neilene Lunelli (PT) foi contrária a proposta.

Em seguida, foi votado o PLO nº 141/2016, através do qual o Poder Executivo solicitou a liberação de um crédito especial de R$ 492.041,91 para a Secretaria Municipal de Habitação e Assistência Social. A verba será utilizada na restituição de valores repassados pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, devido à rescisão unilateral do contrato de repasse por parte do governo federal. A matéria foi aprovada com votos contrários da vereadora Neilene Lunelli e do vereador Moacir Camerini (PDT).

O PLO nº 142/2016 visa alterar dispositivos da Lei Municipal nº 6.059/2016, a qual "dispõe sobre o provimento democrático de unidades escolares da rede municipal de ensino e dá outras providências", foi aprovado também com votos contrários dos vereadores Camerini e Neilene. A principal mudança proposta é a permissão para que um mesmo professor assuma o cargo de diretor escolar por uma terceira vez, desde que não de forma consecutiva aos segundo e primeiro mandatos. A matéria foi aprovada

Por fim, o plenário deve aprovou por unanimidadeProjeto de Resolução nº 25/2016, que tem por objetivo conceder uma licença de quatro dias aos vereadores Moacir Camerini (PDT) e Valdemir Marini (PTB), a fim de que ambos possam participar do 52° Congresso Brasileiro da União dos Vereadores do Brasil (UVB), a ser realizado em Brasília entre os dias 22 e 25 de novembro.

Assista à gravação na íntegra da Sessão Ordinária no canal do Youtube da TV Câmara Bento.