Wellington Oppenkoski e Matias Provensi recebem Moção de Aplauso da Câmara

por Assessoria de Imprensa publicado 01/06/2022 10h58, última modificação 01/06/2022 10h58
Os atletas, revelados nas categorias de base do Bento Vôlei, entre 2014 e 2018, são campeões da Superliga de Vôlei, pelo Sada Cruzeiro, em 2022

A Câmara Municipal de Bento Gonçalves aprovou, por unanimidade de votos, na 65ª Sessão Ordinária, na tarde da segunda-feira (30), a Moção de Aplauso nº 4, de autoria do vereador Rafael Fantin – Dentinho (PSD), em homenagem aos jovens Wellington Oppenkoski e Matias Provensi. Os atletas, revelados nas categorias de base do Bento Vôlei, entre 2014 e 2018, são campeões da Superliga de Vôlei, pelo Sada Cruzeiro, em 2022. 

“São garotos de 20 e 21 anos de idade, são garotos novos, que surgiram nas categorias de base do Bento Vôlei. São currículos que muitos atletas que encerraram carreira não têm”, destacou o vereador propositor da Moção de Aplaudo, Rafael Fantin – o Dentinho. 

Wellington Oppenkoski e Matias Provensi são atletas naturais de Bento Gonçalves formados no Bento Vôlei, entre 2014 e 2018. Após um trabalho dedicado das categorias de base do time bento-gonçalvense, chamaram a atenção do maior clube de Vôlei do Brasil, o Sada Cruzeiro. 

“Quem não conhece o voleibol talvez não conheça a grandeza do Sada Cruzeiro para o voleibol mundial. São atletas de renome e eles fazem parte desta equipe”, enalteceu Dentinho ao revelar que chegou a jogar com o atleta Matias Provensi, em 2015, quando foram vice-campeões da Superliga B, colocando novamente o Bento Vôlei no cenário nacional, na Superliga principal. 

“É o mínimo que a gente faz aqui, de reconhecer o trabalho desses garotos, reconhecer a base do Bento Vôlei que sempre fez um trabalho muito importante para o fornecimento de matéria-prima para o voleibol brasileiro. A nossa região, o Rio Grande do Sul, é um celeiro formador de atletas que hoje levam o nome de Bento Gonçalves e do Rio Grande do Sul Brasil à fora, mundo à fora”, reforçou Dentinho. 

O presidente da Casa Legislativa, vereador Rafael Pasqualotto (PP), parabenizou os atletas bento-gonçalvenses pelas conquistas e agradeceu, em nome da comunidade, por representarem Bento Gonçalves e o Bento Vôlei por onde passam. “Muito obrigado e parabéns pelo desempenho nas quadras!” 

Sobre os atletas 

Wellington Openkoski, depois de sair do Bento Vôlei, integrou as categorias de base do Cruzeiro, em 2017 e posteriormente o time profissional cruzeirense de 2019/20 como terceiro oposto e foi acionado em algumas oportunidades, consagrando-se campeão Sul-americano Sub-21 em 2018 e melhor oposto da competição no Mundial Sub-21 em 2019. Aos 20 anos de idade, ganhou mais espaço no clube como segundo atleta da posição em 2020/21. Conquistou o Campeonato Mineiro 2020. Integrou o elenco nas conquistas do Campeonato Mundial de Clubes (2021) e a Copa Brasil 2021, além de ter sido vice-campeão do Troféu Super Vôlei Banco do Brasil e da Supercopa (2020/21). Em 2022 conquistou a Superliga. 

Matias Provensi foi convocado para Seleção Brasileira em 2018, onde foi campeão Sul-americano, na Colômbia, e conquistou a medalha de ouro. Em 2019 serviu a Seleção e foi campeão Mundial Sub-19. Depois de sair do Bento Vôlei, integrou as categorias de base do Sada Cruzeiro em 2020/21. Disputou a Superliga B, emprestado por outro clube de Uberlândia, parceria que o Sada Cruzeiro tem com outros times. Integrou o elenco nas conquistas do Campeonato Mundial de Clubes (2021), Supercopa (2021) e Mineiro (2021) e a Superliga (2022). 

O que é uma Moção? 

A Câmara se manifesta sobre determinados assuntos – aplaudindo ou repudiando ações, por exemplo – por meio de moções. Esses documentos são apreciados em votação única e, caso sejam aprovados, cópias são enviadas às pessoas envolvidas. Por exemplo, uma moção louvando a apresentação de um projeto determinado no Senado pode ser enviada ao autor da proposição e ao presidente daquela casa legislativa. 

Confira a 65ª Sessão Ordinária na íntegra, através do canal da TV Câmara Bento no YouTube.

Legenda da Foto: Wellington Oppenkoski e Matias Provensi acompanharam a votação da Moção