APROVALE é homenageada pela Câmara

por Assessoria de Imprensa publicado 01/07/2021 12h02, última modificação 01/07/2021 12h02
Solenidade concedeu Portaria de Louvor e Agradecimento à entidade, pela passagem dos 25 anos em 2020

A Câmara Municipal de Bento Gonçalves, promoveu na noite de terça-feira, 29 de junho, uma Sessão Solene para homenagear a Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos - APROVALE, com outorga da Portaria de Louvor e Agradecimento pela passagem dos seus 25 anos de existência. A honraria foi aprovada ainda no ano de 2020, oriunda de Projeto de Resolução de autoria do vereador Volnei Christofoli (Progressistas). Em virtude da pandemia da COVID-19, somente este ano foi possível realizar a solenidade.

“Trata-se de uma homenagem a uma entidade que tem 25 anos de existência, trabalhando em prol do progresso através do enoturismo, integração dos associados e da comunidade, fomentando a busca contínua na excelência de produtos e serviços. Ela une as vinícolas locais e oferece um espaço para a captação de ideias que fomentem a sustentabilidade da economia local”, destacou o secretário Municipal de Agricultura, Volnei Christofoli (Progressistas).

O prefeito Municipal Diogo Siqueira, também enalteceu a atuação da APROVALE. “Políticas públicas de incentivo à agricultura melhoram a produção a longo prazo da vitivinicultura e neste quesito, a Aprovale sempre foi uma grande parceira da Prefeitura. Precisamos aumentar a produção de uva e vinho. Com todo seu conhecimento e energia, a entidade é uma das mais conceituadas e com certeza fará a diferença para nossas comunidades nos próximos anos”, Diogo Siqueira.

O presidente da APROVALE, Sandro Valduga, falou da importância para a entidade o apoio do Poder Público. “Hoje em dia é muito importante o apoio do Poder Público aos produtores rurais. Dependemos deles para ter sucesso. Estamos entre as entidades representativas do vinho e do Turismo, somos reconhecidos internacionalmente. O Vale dos Vinhedos é a única denominação de origem de vinhos do Brasil e a única reconhecida fora da Europa. Recebe 400 mil visitantes por ano. Esperamos em 2022 chegar a 500 mil visitantes em 66 empreendimentos. Por trás deste sucesso e todos os reconhecimento existe a Aprovale através do trabalho incansável de sua diretoria, que lapidou a jóia descoberta pelos imigrantes que aqui chegaram em 1875”, Valduga.

O Presidente da Câmara, vereador Rafael Pasqualotto (Progressistas), reforçou o legado que solidificado da APROVALE. “Cabe a nós sermos guardiões de nossos distritos e localidades que fomentam o enoturismo. Datas e entidades como a Aprovale não podem passar desapercebidos. Essa homenagem é mais que justa e o legado deste trabalho é solidificado”, Pasqualotto.

A Solenidade contou com a presença de vereadores, secretários municipais e membros da diretoria da APROVALE, e cumpriu com todos os protocolos de combate a propagação da COVID-19.