Escola Mestre Santa Bárbara recebe Medalha Mérito Educacional Professor Júlio Lorenzoni

por Assessoria de Imprensa publicado 18/04/2023 09h07, última modificação 18/04/2023 09h07
Solenidade ocorreu no Plenário Fernando Ferrari

Na sexta-feira (14), a Câmara Municipal de Bento Gonçalves realizou a entrega da Medalha Mérito Educacional Professor Júlio Lorenzoni, em uma cerimônia que ocorreu no plenário da Casa. A honraria foi entregue à Escola Estadual de Ensino Médio Mestre Santa Bárbara, que completou 68 anos de história em 2022. A escola é reconhecida por sua atuação na formação de cidadãos críticos e participativos, comprometidos com a construção de projetos pessoais e coletivos.

A Medalha do Mérito Educacional "PROFESSOR JÚLIO LORENZONI", foi instituída pelo Decreto Legislativo, proposto pelo vereador Duda Pompermayer(PP).

A honraria, é concedida a Professores e Membros do Núcleo Gestor das unidades escolares, Diretores Escolares, Vice-Diretores Escolares, Coordenadores Pedagógicos e Secretários Escolares, Escolas, Instituições de Ensino ou outros agentes que se destacaram durante sua atuação e estimularam a melhoria da qualidade do ensino prestado no Município de Bento Gonçalves. Família de personalidades já falecidas e credoras do reconhecimento, também poderão ser condecoradas.

O projeto que deu origem à homenagem a Escola Estadual de Ensino Médio Mestre Santa Barbara, também foi idealizado pelo vereador Duda Pompermayer e contou com aprovação unânime do plenário.

Além dos vereadores e do presidente da Câmara, vereador Rafael Pasqualotto (PP), esteve presente na cerimônia o Deputado Estadual Guilherme Pasin (PP), o Prefeito Municipal Diogo Siqueira, a Diretora da escola, Margarida Mendes Protto, alunos, professores, equipe administrativa e secretários municipais.

Fundada em 1954 como Ginásio Estadual de Bento Gonçalves, sob direção do professor Athos Ruy Rodrigues da Silva, a escola passou a se chamar Escola Estadual Mestre Santa Bárbara em 1959, em homenagem ao primeiro professor de Filosofia do Rio Grande do Sul. Em 2000, recebeu sua denominação atual, Escola Estadual de Ensino Médio Mestre Santa Bárbara.

Durante sua trajetória, a escola tem como missão promover e proporcionar educação de qualidade, associando teoria e prática, em um ambiente acolhedor, visando desenvolver a potencialidade dos educandos e oportunizando uma transformação social, pautada nos princípios éticos, morais e humanos. A escola tem como princípio uma educação democrática e humanística, a construção de aprendizagens significativas para formação de cidadãos críticos, participativos, conscientes, capazes de interagir e intervir na sociedade e no mundo do trabalho.

Ao longo de sua história, a escola teve uma relação de confiança com a comunidade, o que fez de todos os projetos iniciados um sucesso. Entre as ações realizadas pela escola, destacam-se gincanas entre turmas transmitidas por meios de comunicação, "Costelões", bingos e participação nos eventos esportivos promovidos no âmbito municipal e estadual. Além disso, a escola realiza festas juninas, shows de talentos, desfiles para escolha da Rainha e Gatão Mestre e Tertúlia Mestre.

As ações da escola são pautadas na autonomia, ética, responsabilidade, solidariedade, criatividade e transparência. Atualmente, a administração da escola está a cargo da diretora Margarida Mendes Protto e das vice-diretoras Maria Cristina Giacomini no turno da manhã, Daniela Montipó no turno da tarde e Silvana Zanin no turno da noite. Na vice-direção geral está Kátia Miriam Arcari. Na orientação educacional estão as professoras Claudete Camargo e Giordana Tigre, e na supervisão escolar estão as professoras Daniela Montipó, Maria Cristina Giacomini, Silvana Zanin e Marciela Cabana.

Acompanhe a solenidade na íntegra aqui.

Veja galeria de fotos aqui.