Frente Parlamentar em Defesa do Lago Fasolo retoma os trabalhos em 2023

por Assessoria de Imprensa publicado 07/02/2023 11h36, última modificação 07/02/2023 11h36
Devido aos avanços conquistados, trabalhos da Frente terão continuidade pelo terceiro ano consecutivo

A Frente Parlamentar em Defesa do Lago Fasolo, retomou os trabalhos pelo terceiro ano consecutivo. Ao final de 2022, o grupo formado pelos vereadores Agostinho Petroli (MDB), Presidente, Vereador José Antônio Gava (PDT), Relator, e como membros efetivos os vereadores, Vereador Edson Rogério Biasi (PP), Vereador Eduardo Pompermayer – Duda (União Brasil), Vereador Rafael Luiz Fantin – Dentinho (PSD) e Vereador Thiago Israel Fabris (PP), entregou um relatório dos trabalhos realizados ao prefeito Municipal Diogo Siqueira, e ao Presidente da Câmara, vereador Rafael Pasqualotto (Progressistas).

Com a oficialização do relatório e seguindo o Regimento Interno da Câmara de Vereadores, a Frente tem seus trabalhos encerrados no ano de criação, porém,  os vereadores seguem engajados na Pauta e reabriram a Frente Parlamentar em 2023 para seguir trabalhando até a efetiva canalização do esgoto descartado irregularmente e projetando um futuro parque público no local.

O vereador Agostinho Petroli, Presidente da Frente destaca que se exerceu um trabalho de acompanhamento e cobrando o Executivo para atitudes concretas com relação ao descarte de esgoto inadequado que acontece há anos no Lago Fasolo. “Iniciamos o ano acompanhando o projeto da Estação de Tratamento efetuado pela Corsan, projeto esse, entregue ao Município no final do primeiro semestre. Com o projeto em mãos, estivemos com o Executivo na busca da implementação dessa estação de tratamento. A PGM achou um caminho através de Decreto, de forma tal para realizar rede coletora para conduzir o esgoto sanitário despejado no Lago, para a estação de Tratamento em área do Município, um decreto do executivo declarando de utilidade pública para fins de servidão administrativa” explicou Agostinho.

O vereador também destaca a apresentação de projetos desenvolvidos pelo curso de Arquitetura e Urbanismo da UCS, transformando o Lago e seu entorno em uma grande área de lazer.

O vereador Duda Pompermayer salientou que em 2022, as coisas aconteceram um pouco mais lentas, mais do que os membros da Frente gostariam. “Em 2021, liderados pelo vereador Agostinho e vereador Gava nós corremos muito, caminhamos muito, buscamos soluções e fizemos com que algumas coisas caminhassem na direção do que se deseja, de tornar aquele lugar despoluído um lugar atraente, um lugar pra uso público da comunidade de Bento Gonçalves. E em 2022, as coisas ficaram muito na mão do Poder Publico Municipal, ou da Corsan e a gente sabe que isso sempre é muito lento, envolve burocracia, a gente espera que a Corsan faça algo e espera que o Poder Publico pressione mais. E, acabou que nos sentimos estagnados. Ficamos com esperança de que todo movimento já feito resulte nesse grande projeto que é despoluir o Lago e tornar aquele ambiente útil para a comunidade de Bento Gonçalves.”

Hoje a Frente Parlamentar em Defesa do Lago Fasolo, aguarda a averbação das matrículas listadas no Decreto, junto ao Registro de Imóveis e posterior autorização à Corsan para realizar a obra.

Já para o vereador Edson Biasi, membro efetivo da Frente Parlamentar, 2022 foi um ano de avanços. “Foram várias reuniões, com moradores, com o Executivo, com a Corsan, com o Bento +20 e com os estudantes da UCS que apresentaram projetos de revitalização de toda área do entorno do Lago Fasolo.” Biasi prospecta avanços para 2023. “A Corsan já entregou um projeto para saneamento do local e esperamos que em 2023, junto com o Poder Executivo, tenhamos obras, lá no local.”, vislumbra o parlamentar.

O vereador José Antônio Gava, Relator da Frente, destaca a relevância dessa pauta. Ele acredita que após a despoluição do Lago a possibilidade da área se tornar um local de lazer da comunidade é eminente. “Os alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo, em uma parceria com o Bento +20 desenvolveram um banco de ideias maravilhoso para tal, só precisamos começar”.

Os vereadores destacam também a participação da comunidade nessas conquistas. Graças a mobilização de moradores do entorno a causa ganhou voz.

Para o vereador Rafael Fantin – Dentinho a Frente possibilitou avanços que eram aguardados há anos. “Com o problema se arrastando há anos, era necessário trazer as claras, acompanhar e buscar soluções, e é isso que temos feito”.

Para o Vereador Thiago Fabris os anos de trabalho culminarão na execução da obra. “Podemos dizer que 2021 foram levantados os problemas e mapeamos como resolvê-los a parte administrativa, já em 2022 tivemos um grande avanço, conhecíamos o que realmente se fazia necessário realizar, colocamos em prática – a parte burocrática, para conseguirmos o tão sonhado parque do Lago Fasolo”, pontuou Fabris,  mencionando a esperando que em 2023 se possa realizar a parte física, o tratamento sanitário propriamente dito através da obra e posterior o tão sonhado parque do Lago Fasolo.”

A Frente Parlamentar foi reaberta por meio do Requerimento nº2/2023, mantendo a mesma composição de vereadores.

Legenda da foto: Frente Parlamentar entrega relatório dos trabalhos de 2022 ao prefeito Diogo Siqueira