Instituto Virada Feminina de Bento Gonçalves (IVF-BG) apresenta ações da entidade aos vereadores

por Assessoria de Imprensa publicado 21/03/2023 15h16, última modificação 21/03/2023 15h16
Presidente do IVF-BG, Bruna Marin Rossatto usou o espaço regimental da Tribuna Popular durante a Sessão Ordinária dessa segunda-feira(20)

Durante a sessão ordinária dessa segunda-feira(20), o espaço regimental da Tribuna Popular foi ocupado pela presidente do Instituto Virada Feminina de Bento Gonçalves, Bruna Marin Rossatto. Na oportunidade, Bruna, que também é advogada, falou sobre os trabalhos que a entidade vem desenvolvendo em prol do empoderamento.

O Virada Feminina de Bento Gonçalves foi lançado há dois anos, exatamente no dia 8 de março quando lembramos o Dia Internacional da Mulher. O projeto nacional tem o intuito de unir forças em prol do empoderamento feminino. Em Bento, o Instituto foi trazido pela advogada e hoje presidente do movimento. “Somos um grupo suprapartidário de 70 mulheres e homens associados, que buscam a equidade na sociedade através de ações afirmativas e propositivas. Atuamos em 5 eixos: Capacitação Técnica, Violência Doméstica e Familiar, Eles por Elas, Mulheres na Política e Empreendedorismo. Com uma diretoria plural”, explicou a presidente.

Entre as ações desenvolvidas nesses dois anos, Bruna Rossato destacou “o Dia da Virada Feminina que contou com a feira de adoção responsável, a feira das empreendedoras de Bento Gonçalves a coleta de calcinhas para mulheres apenadas e no dia 20 de novembro foi trabalhada a questão racial”. Bruna também falou das ações desenvolvidas na região, “foi realizada a capacitação no comércio de Farroupilha, intitulada me respeita, fizemos as duas salas de amamentação, atuamos e oferecemos equipamentos para sala de amamentação de mulheres na Tramontina e Prefeitura de Garibaldi e a Feira empreendedoras, assim como outras tantas ações”.

Em dois anos de movimento, segundo a advogada, o Virada Feminina impactou 5 mil vidas, contou com a participação de 56 mulheres empreendedoras, que estiveram envolvidas nas ações das Feiras de forma gratuita e atualmente somam 40 mulheres associadas.

No próximo final de semana, o Instituto vai inaugurar seu espaço de eventos onde serão lançados dois projetos: “Costurando a Virada” e Vinho e Virada: Videiras da Vida.

Para acompanhar a apresentação na íntegra acesse aqui.