Sessão Especial marca início dos Atos Legislativos na Câmara

por Assessoria de Imprensa publicado 02/02/2024 15h55, última modificação 02/02/2024 15h59
Reunião ocorreu na tarde dessa quinta-feira (1º)

O Poder Legislativo de Bento Gonçalves realizou na tarde dessa quinta-feira (1º), a Sessão de Instalação do Ano Legislativo, que marcou o início dos atos Legislativos de 2024

Marcaram presença além dos vereadores, o prefeito municipal Diogo Siqueira, os secretários de Governo Márcio Possamai, e de Mobilidade Urbana, Henrique Nuncio, além da população.

A Sessão teve um caráter especial, começando com a apresentação da Mensagem do Poder Executivo para o ano legislativo. Durante os primeiros vinte minutos, o Prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira, compartilhou do trabalho e objetivos do Executivo para o período.

“O Poder Executivo e o Poder Legislativo não são entidades que estão em ilhas, a gente precisa um do outro e a gente precisa trabalhar sempre em conjunto. Sem olhar quem são os partidos, a gente precisa sim trabalhar sempre por Bento Gonçalves, para o nosso povo e enfrentar os imensos desafios que a gente também tem. Só serão superados com uma visão calcada no espírito público que acolha as diferenças e as divergências e que a gente sempre pra frente, mas principalmente pra nossa população sempre” disse o prefeito.

Na oportunidade, prefeito fez uma prestação de contas de sua gestão nos últimos três anos observando que as ações contaram com o trabalho dos vereadores e apoio da iniciativa privada, mas que toda conquista é da população.

Os líderes de bancada também usaram do espaço regimental para manifestar as ações de cada bancada para o ano.

Fizeram uso do espaço o líder da bancada do MDB, vereador Agostinho Petroli, do Progressistas, vereador Anderson Zanella, do PSD, vereador Rafael Fantin Dentinho.

O vereador Agostinho falou sobre a palavra harmonia frisada na mensagem do Prefeito Diogo. “Harmonia no Poder que não significa concordância e sim coexistência, foco comum. Palavras do presidente desta Casa Legislativa fala de diversos momentos da importância e a representatividade do Legislativo da qual eu também faço parte, e reforça que a harmonia se faz com diálogo”

O líder da bancada do Progressistas, vereador Zanella, também deixou sua mensagem “é um ano eleitoral e para isso temos que continuar tendo compromisso e responsabilidade, que é, desde quando assumimos este mandato, de continuar olhando para nossa gente, sem deixar que se faça desta Casa um trampolim politico ou que se use aqui, num ano tão importante, o poder que hora temos como trampolim eleitoral precisamos estar juntos, independente de siglas partidárias”

O vereador Rafael Fantin ‘Dentinho’ (PSD), também falou sobre as ações e conduta a serem adotadas também em 2024, renovando o seu compromisso com a comunidade. “Como líder do partido, quero dizer que o PSD, partido hoje o qual presido, é composto por um vereador e tenho orgulho de assumir esta batalha em um partido independente. Quero dizer também que esta Sessão Legislativa é uma sessão especial, mas não quer dizer que os vereadores ou esta Casa parou de trabalhar no mês de janeiro, vi muitos vereadores atuando neste mês, gabinetes abertos, então é importante dizer isso para a sociedade. Este ano será um ano muito quente, mais quente que a temperatura que está ali fora, pois é um ano eleitoral. É um ano que embora todos saibam da importância da conversa entre Executivo e Legislativo, mas desde o ano passado essa corrente, ela não está tão alinhada como deveria ser, essas divergências acontecem e nós como vereadores continuaremos com o compromisso de procurar o melhor para nossa cidade.”

Os demais líderes não se manifestaram.

O presidente da Câmara, vereador Rafael Pasqualtto também fez uso da tribuna para deixar sua mensagem. Em seu discurso, falou sobre a principal função do agente público e político de tranquilizar e trazer soluções, “nunca podemos esquecer a nossa função de tranquilizar as pessoas, não amedrontá-las, de atenuar o sofrimento, nunca causar ou menosprezar, de encontrar uma solução e nunca garimpar dificuldades para ele, se eu pudesse desejar algo para nós enquanto poder público para 2024, é: tranquilidade ao nosso cidadão! Nesse dever e missão, esta Casa de Leis tem sua parcela, sua participação, sua cooperação, e, sua cota é justamente, ser coparticipante na construção de uma cidade melhor, através de apontamentos, fiscalização, de sugestões, debates e muita ação.” frisou o presidente

Pasqualotto, também falou sobre a missão de ser guardião da autonomia do Poder Legislativo, e pontua que a Câmara seguirá sendo parceira de projetos que beneficiem a população, a exemplo do que tem sido nos últimos três anos, mencionando que os mais de 300 projetos do Poder Executivo foram aprovados.

A primeira Sessão Ordinária está marcada para segunda-feira (5), às 15h no Plenário Fernando Ferrari.