Sessão Especial marca início do Ano Legislativo na Câmara

por Assessoria de Imprensa publicado 02/02/2023 16h06, última modificação 02/02/2023 16h06
Sessão contou com a presença além dos vereadores, do prefeito Diogo Siqueira, vice-prefeito Amarildo Lucatelli e secretários municipais

A Sessão Especial marcou o início do Ano Legislativo de 2023. A reunião oficial ocorreu na noite dessa quarta-feira (1º), no plenário da Câmara Municipal, e contou com a presença além dos vereadores, do prefeito municipal Diogo Siqueira, do vice-prefeito Amarildo Lucatelli, do secretariado municipal, colaboradores do Poder Executivo e Legislativo e imprensa.

O presidente da Câmara, vereador Rafael Pasqualotto (Progressistas)  pediu ao 1º secretário para dar ciência ao plenário da composição dos líderes de bancada, que ficaram definidas da seguinte forma:

PROGRESSISTAS:

LÍDER: Vereador Anderson Zanella

VICE-LÍDER: Vereador Davi Da Rold

MDB:

LÍDER: Vereador Agostinho Petroli

VICE-LÍDER: Idasir dos Santos

CIDADANIA:

LÍDER: Vereador Ari Pelicioli

PSDB:

LÍDER: Vereador Sidinei da Silva

VICE-LÍDER: Vereador Jocelito Leonardo Tonietto

REPUBLICANOS:

LÍDER: Vereador Marcos Barbosa

PSD:

LÍDER: Vereador Rafael Fantin “Dentinho”

PDT:

LÍDER: Vereador José Anônio Gava

Vice-líder: Vereador Ivar Leopoldo Castagnetti

PTB:

LÍDER: Vereador Paulo Roberto Cavalli “Paco”

UNIÃO BRASIL

LÍDER: Vereador Duda Pompermayer

Em seguida, o prefeito municipal Diogo Siqueira, usou o espaço regimental de 20 minutos para deixar sua mensagem ao Ano Legislativo. Diogo falou sobre o trabalho do Executivo e do Legislativo que andam juntos com o objetivo de bem atender a população e construir uma Bento para Todos. "Hoje o Poder Executivo vem à essa Casa para saudá-los, mas também em forma de respeito e reconhecimento pelo trabalho de todos os senhores. O mandato que ocupam é fruto da vontade manifestada pela população nas urnas. Vocês são os representantes legítimos dos mais diversos extratos da sociedade. Portanto, é o nosso dever trabalhar em sinergia, espírito de união e de colaboração. Contém com o Poder Executivo, pois os desafios que nos hermana é um só, fazer uma Bento para todos"

Entres o líderes de Bancada inscritos para se manifestar, usou a tribuna o líder da Bancada do MDB, vereador Agostinho Petroli. Em seu discurso Agostinho fez votos de um ano de convergências de ideias e propostas em busca de uma cidade inovadora e inteligente. "Por um ano de crescimento dos atrativos de negócios com uma demonstração clara de planejamento para Bento Gonçalves".

Pela Bancada Progressista, o vereador Anderson Zanella, enalteceu a responsabilidade da Câmara e cidadãos de fiscalizar. "Precisamos fiscalizar para que esse país não perca o rumo que estávamos conquistando ao longo dos últimos 4 anos. No entanto, estamos felizes em ter ganho uma voz ativa e forte na Assembleia Legislativa, como o deputado estadual Guilherme Pasin".

Pela Bancada do Cidadania, o vereador Ari Pelicioli, também eleito segundo-secretário da Mesa Diretora para o biênio 2023/2024. "Agradeço a Deus e aos colegas vereadores que me conduziram à esse cargo na Mesa. Meu mandato será participativo e transparente, que eu possa contribuir para os colegas da mesa desenvolvendo um bom trabalho para o legislativo".

Pela Bancada do PDT o vereador José Gava fez um apanhado sobre as ações já realizadas, e pontuou a importância de cada vez mais ampliar o olhar especial para a saúde.

Pela Bancada do PSD, o vereador Rafael Fantin "Dentinho", reafirmou o compromisso com as pessoas e a cidade. "Compromisso que ultrapassa o limite da política e dos partidos, na busca de melhorar a vida de todos os cidadãos de Bento Gonçalves. Um compromisso que se traduz em projetos e ações."

A Sessão foi encerrada pelo pronunciamento do presidente da Câmara, vereador Rafael Pasqualotto. "O ano de 2023 inicia encharcado de temores e incertezas, sobretudo a nível federal. Rachadura no teto de gastos, mudança na lei das estatais, alteração nas leis trabalhistas. Contudo, em anos anteriores isso era corriqueiro e sobrevivemos. Hoje falamos em “furo” no teto de gastos. Outrora nem teto havia. Mas eu prefiro olhar para o nosso jardim e focar nas grandes pautas municipais e trabalhar por elas" enalteceu o presidente.

Assista a Sessão Especial aqui.