Tribuna Popular: Membro da Sociedade 20 de Novembro fala sobre celebrações do cinquentenário no Estado do RS

por Assessoria de Imprensa publicado 17/11/2021 10h50, última modificação 17/11/2021 15h16
A professora e diretora do Departamento Cultural e Pedagógico da Sociedade Educacional e Cultural 20 de Novembro, Elisângela de Souza Fontoura, explanou sobre as ações da entidade

A Câmara Municipal de Bento Gonçalves recebeu na 42ª Sessão Ordinária, na tarde da terça-feira (16), lideranças no Movimento Negro. Na ocasião, a professora e diretora do Departamento Cultural e Pedagógico da Sociedade Educacional e Cultural 20 de Novembro, Elisângela de Souza Fontoura, ocupou a tribuna e falou sobre as celebrações do cinquentenário do 20 de novembro no Rio Grande do Sul (RS). O presidente da entidade, José Luíz de Deus, também marcou presença.

De acordo com a professora, em face ao 13 de maio, dia da Abolição da Escravatura, quatro jovens: Antônio Carlos Cortês, Oliveira Silveira, Vilmar Nunes e Ilmo da Silva, fundadores do grupo Palmares, propuseram em 1971, em Porto Alegre, que houvesse uma data no calendário para que a população refletisse sobre a questão racial. O dia escolhido, 20 de novembro, marca a data da morte de Zumbi dos Palmares, importante líder na luta pela liberdade dos negros.

Elisângela atua nas escolas públicas realizando atividades, palestras, contação de histórias, mostra de trabalhos e exposição de artes. “Todo esse trabalho cultural, voluntário, exige muito da gente”, afirma a diretora Cultural ao enfatizar a importância do seu chamado junto a Sociedade 20 de Novembro. “Está na hora de fazer algo pela cultura afrodescendente na minha cidade”.

Professora do terceiro ano, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professora Maria Margarida Zambon Benini, Elisângela acredita que o trabalho com as crianças seja a melhor forma de combater o racismo. “Temos muito a caminhar, sim! Mas nós, da Sociedade 20 de Novembro, procuramos ir para o lado da cultura. Mostrar o que tem de bonito, a herança cultural, as palavras, as histórias e as crianças se atraem por isso”, destaca.

Elisângela frisou ainda o fato das crianças não agirem com maldade. “As crianças acham bonito um cabelo afro, um cabelo que eles podem tocar e é um cabelo de verdade”, comenta a professora ao enfatizar “a minha cor, agora é uma cor normal. Na minha época de criança não era assim. E isso era muito triste”, recorda.

O “somos todos iguais não está só no papel”, ressalta a diretora Cultural ao perceber que já há uma mudança na sociedade e na vida das pessoas. Elisângela vê Bento Gonçalves como uma referência para região, e ações como a da Secretaria Municipal de Cultura, que promove o mês da Consciência Negra, ajudam a reforçar esse trabalho desenvolvido o ano inteiro.

Elisângela destacou ainda as parcerias com o Colégio Estadual Visconde de Bom Retiro e a Universidade de Caxias do Sul (UCS). Além das atividades relativas ao 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, no município, que serão realizadas no Centro Cultural e iniciam o lançamento do Calendário Afro. “A nossa menina dos olhos, o nosso xodó, que nos trabalhamos um ano inteiro pra montar esse material, que será enviado para as escolas porque a gente sabe que lá na escola a gente vai conseguir fazer com que a cultura afrodescendente seja valorizada”, reitera a professora que projeta: “quem sabe um dia, também, seja incluída no currículo regional das escolas. Um sonho um pouco mais amplo, mas assim como nós temos a cultura regional italiana dentro das escolas, porque não ter uma parte dedicada à cultura afrodescendente nas escolas do município”.

Confira a programação da Sociedade E. e C. 20 de Novembro

16/11 – Lançamento do Calendário Afro
Centro Cultural 20 de Novembro

16/11 – Abertura da Exposição AFROARTE – 3ª edição
Visitação aos sábados e domingos, das 14h às 18h.
Centro Cultural 20 de Novembro

20/11 – Ato alusivo ao Dia da Consciência Negra
10 horas, na Via del Vino – Centro

20/11 – Roda de Capoeira com a Escola de Capoeira Água de Beber
15 horas, na Via del Vino – Centro

25/11 – Celebração Ecumênica
20 horas, Centro Cultural 20 de Novembro

02/12 – Roda de Samba – Dia Nacional do Samba – Aniversário da Sociedade 20 de Novembro
20 horas, Centro Cultural 20 de Novembro

O Centro Cultural 20 de Novembro está localizado na Rua Carlos Turconi, nº 11, no bairro Borgo, em Bento Gonçalves.

Mais informações acesse: (3) Sociedade E. C. 20 De Novembro | Facebook

Elisângela de Souza Fontoura é professora da rede municipal. Graduada em Pedagogia e pós-graduada em ensino de Matemática para a Educação Básica. Atua também como diretora do Departamento Cultural e Pedagógico da Sociedade Educacional e Cultural 20 de Novembro.