Vereadores da Frente Parlamentar para Desburocratização de Processos Ambientais realiza primeira reunião

por Assessoria de Imprensa publicado 06/04/2023 09h55, última modificação 06/04/2023 11h27
Frente Parlamentar tem como objetivo simplificar procedimentos relacionados ao meio ambiente, com transparência e bom serviço como meta funcional

Na última segunda-feira (3), vereadores da Frente Parlamentar para Desburocratização de Processos Ambientais realizaram sua primeira reunião no Plenário da Câmara Municipal de Bento Gonçalves. A criação da Frente tem como propósito inovar, simplificando os atos que envolvem os procedimentos relacionados ao meio ambiente, aproximando-se do usuário e buscando ser mais transparente e eficiente. Integram o grupo de trabalho, os vereadores Anderson Zanella (PP), que atua como presidente, tem como relator o vereador José Antônio Gava (PDT), e como membros os vereadores Agostinho Petroli (MDB), Idasir dos Santos (MDB), Ari Pelicioli (Cidadania) e Valdemir Marini (PTB).

Os vereadores discutiram diversas questões relacionadas ao tema. Segundo o presidente da Frente, vereador Zanella, "a frente decidiu convidar o secretário municipal de Meio Ambiente, Osmar Bottega, para participar da próxima reunião na Câmara, marcada para dia 11, para falar sobre os processos ambientais do município e apresentar sugestões de ações que possam ser desenvolvidas pela Frente".

Zanella informou que além disso, os vereadores encaminharão um pedido à Mesa Diretora da Câmara Municipal,  para que se viabilize a contratação de uma empresa ou técnico especializado que possa  compilar leis existentes e que estejam relacionadas ao tema. Isso será importante para que a Frente possa ter um maior embasamento teórico e prático sobre as ações que poderão ser avançadas.

Ainda durante o encontro, os vereadores destacaram a importância da Frente Parlamentar para Desburocratização de Processos Ambientais, pois acreditam que é possível desenvolver políticas públicas mais eficientes e sustentáveis para o município.

Com ações voltadas para a formação de processos menos burocráticos e políticas públicas inteligentes, a Frente tem como objetivo trazer ganhos para o meio ambiente, fortalecendo as atividades com melhor desempenho ambiental voluntário. A ideia é discutir sobre a transparência das relações e caminhar para um modelo que desburocratize as relações, desonrando a máquina pública.

"A primeira reunião foi um passo importante para o alcance desses objetivos, e novas ações devem ser desenvolvidas em breve", avalia Zanella.